
O Paradoxo da Fé: Quando a Religião Começa a Dificultar o Encontro com Cristo

Cheguei a um paradoxo que, quanto mais observo, menos consigo ignorar: tornou-se impraticável para mim compreender a existência sem Cristo e Suas Boas-Novas; ao mesmo tempo, tornou-se cada vez mais difícil compreender como esse mesmo Cristo pode caber dentro de determinados sistemas religiosos construídos em Seu nome.
Não estou falando de abandonar a fé. É justamente o contrário.
Estou falando do que acontece quando levamos Cristo tão a sério que começamos a questionar tudo aquilo que, embora carregue Seu nome, talvez já não carregue com a mesma intensidade Sua mensagem.
Cristo e religião não são necessariamente sinônimos
Existe uma diferença fundamental entre Cristo, Igreja e sistema religioso.
Cristo é o centro.
A Igreja é a comunidade daqueles que confessam Cristo.
O sistema religioso é a estrutura humana criada para organizar crenças, práticas, autoridades, tradições e instituições.
Essas três coisas podem caminhar juntas. O problema começa quando a terceira passa a ocupar o lugar da primeira.
Jesus não veio simplesmente acrescentar mais uma estrutura religiosa ao mundo. Sua mensagem confrontou profundamente a maneira pela qual o homem havia aprendido a relacionar-se com Deus.
E talvez uma das características mais desconcertantes dos Evangelhos seja justamente esta: alguns dos maiores conflitos de Jesus não aconteceram com pessoas consideradas pecadoras pela sociedade, mas com pessoas profundamente religiosas.
Cristo sentava-se à mesa com publicanos.
Conversava com samaritanos.
Tocava aqueles que eram considerados impuros.
Acolhia pessoas moralmente quebradas.
Mas reservava algumas de Suas palavras mais duras justamente para aqueles que haviam transformado a relação com Deus em aparência, posição, poder e julgamento.
O problema nunca foi obedecer a Deus.
O problema foi transformar a obediência em instrumento de superioridade.
Quando a graça vira protocolo
Todo sistema precisa de organização.
Igrejas precisam de liderança, administração, ensino, responsabilidade e princípios. Comunidade sem qualquer estrutura rapidamente se transforma em desordem.
Portanto, criticar o religiosismo não significa defender uma espiritualidade individualista na qual cada pessoa inventa seu próprio Evangelho.
O problema surge em outro lugar.
Surge quando aquilo que deveria servir à fé começa a controlá-la.
Quando a tradição se torna mais importante que a verdade.
Quando a aparência passa a valer mais que o caráter.
Quando a posição dentro da instituição vale mais que o serviço.
Quando perguntas são interpretadas como rebeldia.
Quando dúvidas são tratadas como falta de fé.
Quando o medo substitui a consciência.
Quando a culpa substitui o arrependimento.
E, talvez mais grave ainda, quando a instituição começa a funcionar como intermediária indispensável entre o indivíduo e Cristo.
Nesse momento, alguma coisa saiu perigosamente do lugar.
Jesus também confrontou a religiosidade
É impossível ler os Evangelhos com atenção e imaginar um Jesus domesticado pelas estruturas religiosas de Seu tempo.
Ele curou no sábado.
Questionou interpretações tradicionais.
Expôs hipocrisias.
Entrou no templo e virou mesas.
Confrontou aqueles que colocavam cargas sobre os outros enquanto não estavam dispostos a carregá-las.
E pronunciou uma das acusações mais perturbadoras contra os líderes religiosos de Sua época: “Fechais o Reino dos Céus diante dos homens.”Mateus 23:13
A frase deveria causar algum desconforto em qualquer instituição que fale em nome de Deus.
Porque significa que existe uma possibilidade assustadora: é possível falar sobre Deus e, ainda assim, dificultar que alguém se aproxime Dele.
É possível conhecer doutrina e desconhecer misericórdia.
É possível defender a Bíblia e não praticar amor.
É possível frequentar cultos e permanecer indiferente ao próximo.
É possível ocupar posições religiosas e estar espiritualmente distante daquilo que Cristo ensinou.
Talvez seja exatamente aí que nasce o paradoxo.
Quanto mais conheço Cristo, menos tolero aquilo que O encobre
Minha dificuldade com determinados sistemas religiosos não nasce necessariamente de uma diminuição da fé.
Pode nascer justamente do movimento contrário.
Quanto mais indispensável Cristo se torna, mais difícil se torna aceitar qualquer coisa que tente ocupar Seu lugar.
Não quero uma religião que me ensine apenas a parecer correto.
Quero um Evangelho que confronte quem eu sou.
Não quero uma estrutura que apenas me entregue respostas prontas.
Quero uma fé suficientemente sólida para sobreviver às minhas perguntas.
Não quero utilizar Deus para justificar minhas certezas.
Quero permitir que Deus confronte minhas certezas.
Porque seguir Cristo não deveria significar desligar a consciência.
Pelo contrário.
Deveria significar submetê-la continuamente à verdade.
Mas existe outro perigo
Seria intelectualmente confortável terminar aqui e concluir que toda instituição religiosa é ruim e que basta “Jesus e eu”.
Mas isso também seria uma simplificação.
Porque o individualismo espiritual possui seus próprios altares.
Também podemos transformar nossas opiniões em doutrina, nossas preferências em verdade e nossa autonomia em uma espécie de religião particular.
Cristo nunca ensinou uma fé completamente isolada.
Há comunidade.
Há comunhão.
Há serviço.
Há correção.
Há responsabilidade.
Há Igreja.
Portanto, talvez a questão não seja: “Preciso ou não de religião?”
A pergunta mais profunda talvez seja: “Aquilo que construímos em torno de Cristo ainda aponta para Cristo ou começou a apontar para si mesmo?”
Essa pergunta muda tudo.
O Evangelho deveria produzir liberdade — não indiferença
Liberdade cristã também não significa ausência de responsabilidade moral.
A graça não transforma tudo em permitido.
A misericórdia não elimina arrependimento.
O amor não elimina verdade.
Cristo acolhia, mas também dizia: vá e não peques mais.
Talvez justamente por isso o Evangelho seja tão difícil de domesticar.
Ele não satisfaz completamente nenhum dos extremos.
Confronta o religioso que acredita ser justo por cumprir regras.
E confronta também aquele que utiliza a graça como justificativa para nunca mudar.
A cruz destrói ambos os orgulhos.
Diante dela, ninguém consegue dizer: “Eu mereço.”
Mas também ninguém deveria concluir: “Então tanto faz como vivo.”
O paradoxo permanece
Chego, portanto, a uma conclusão aparentemente contraditória: torna-se impraticável existir sem Cristo e Suas Boas-Novas, ao mesmo tempo em que pode tornar-se impraticável pertencer a um sistema religioso que substitua relacionamento por controle, graça por mérito, consciência por obediência cega e Evangelho por manutenção institucional.
Isso não significa abandonar a Igreja.
Talvez signifique recuperar sua essência.
Uma comunidade na qual Cristo seja maior que seus líderes.
A verdade seja maior que suas tradições.
A graça seja maior que nossas performances.
O serviço seja maior que os cargos.
E o amor ao próximo seja mais importante que a necessidade de demonstrarmos que estamos certos.
Porque talvez o maior perigo da religião não seja deixar de falar sobre Cristo.
É continuar falando sobre Ele enquanto, lentamente, colocamos tantas coisas entre Ele e as pessoas que quase já não conseguimos enxergá-Lo.
E, no final, minha fé repousa justamente nisso: não preciso de um sistema que substitua Cristo. Preciso de uma comunidade que continuamente me conduza de volta a Ele.
Porque quando todas as minhas respostas terminam, minhas instituições falham e minhas próprias certezas já não conseguem sustentar o peso da existência, permanece aquilo que considero verdadeiramente indispensável: Cristo. Sua graça. Sua misericórdia. E Suas Boas-Novas.




Comentários