
O Deus da Última Esperança: Quando a Religiosidade Revela o Desconhecimento do Próprio Deus

A inversão teológica que transforma o Criador em recurso, sendo o último recurso da existência humana
Expressões como “Só resta agora pedir para Deus”, “A última esperança é Deus”, “Agora só resta esperar em Deus” e “Agora seja o que Deus quiser” estão profundamente incorporadas à linguagem religiosa e à cultura humana. Embora frequentemente pronunciadas com sinceridade, essas afirmações podem revelar uma grave distorção teológica: a compreensão de que Deus ocupa o último lugar na hierarquia das possibilidades humanas. Primeiro, recorremos à inteligência, à ciência, aos recursos financeiros, às relações pessoais e às estratégias que julgamos suficientes. Somente quando todas essas alternativas parecem fracassar, voltamos nossa atenção ao Criador. Nesse contexto, Deus deixa de ser reconhecido como fundamento da existência e passa a ser tratado como uma espécie de a última solução emergencial diante da incapacidade humana. O problema não está necessariamente nas palavras pronunciadas, mas na concepção de Deus que pode estar por trás delas. Afinal, como pode Aquele que é o princípio de todas as coisas ser considerado a última possibilidade de alguma coisa?
A teologia bíblica apresenta uma realidade radicalmente diferente dessa lógica. Em Atos 17:28, o apóstolo Paulo declara: “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos”. Essa afirmação não apresenta Deus como uma alternativa entre tantas outras, mas como a própria condição da existência humana. Em Colossenses 1:17, encontramos outra declaração fundamental acerca de Cristo: “Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”. Portanto, a existência não acontece independentemente de Deus para, eventualmente, necessitar de Sua intervenção. Ela acontece sob Sua sustentação permanente. A inteligência humana, a capacidade de decidir, os recursos disponíveis e até mesmo as oportunidades que julgamos produzir exclusivamente por nossos esforços estão inseridos em uma realidade cuja origem e sustentação transcendem nossa autonomia. Reconhecer essa verdade não significa desprezar o conhecimento, a ciência ou a responsabilidade individual. Significa compreender que a ação humana não substitui a dependência de Deus, assim como a confiança em Deus não elimina a responsabilidade humana.
Há também uma contradição espiritual na expressão “Agora seja o que Deus quiser”, quando pronunciada como manifestação de resignação diante da perda do controle. Sob uma perspectiva cristã, a vontade de Deus não deveria representar uma autorização tardia, concedida pelo ser humano depois de esgotar suas próprias alternativas. Jesus, ao ensinar seus discípulos a orar, estabelece em Mateus 6:10: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Observe-se que essa declaração constitui um princípio permanente de submissão e confiança, não uma reação circunstancial ao fracasso. Da mesma forma, Provérbios 3:5-6 orienta o ser humano a confiar no Senhor de todo o coração e reconhecê-lo em todos os seus caminhos. A orientação bíblica não consiste em reconhecer Deus apenas nos caminhos interrompidos, mas em todos os caminhos, inclusive naqueles em que acreditamos possuir pleno domínio da situação. A soberania divina não começa onde termina o controle humano. Ela permanece soberana mesmo quando o ser humano acredita estar no controle.
Entretanto, é necessário distinguir a religiosidade superficial da legítima experiência da fé. Uma pessoa que, em meio ao sofrimento, afirma que somente lhe resta esperar em Deus não está necessariamente demonstrando desconhecimento teológico. Pode estar expressando a mais profunda confiança em Sua fidelidade. O próprio texto bíblico apresenta homens e mulheres que, diante de circunstâncias humanamente insolúveis, encontraram em Deus sua segurança. O equívoco surge quando a esperança divina é entendida exclusivamente como último recurso, e não como fundamento permanente da vida. Em Romanos 15:13, Paulo apresenta Deus como o “Deus de esperança”, aquele que enche os que creem de alegria e paz, fazendo-os abundar em esperança pelo poder do Espírito Santo. A esperança cristã, portanto, não nasce do esgotamento das possibilidades humanas. Sua origem está no próprio Deus. Não depende exclusivamente de circunstâncias favoráveis, de resultados imediatos ou da concretização das expectativas individuais. Ela permanece fundamentada no caráter daquele em quem se deposita a fé.
A consequência dessa compreensão é uma transformação profunda na maneira de interpretar a existência. Deus não deve ser reduzido a um instrumento destinado a corrigir decisões equivocadas, resolver crises ou realizar aquilo que a capacidade humana não conseguiu alcançar. A fé cristã não apresenta o Criador como subordinado às necessidades humanas, mas convida o ser humano a reconhecer sua dependência do Criador em todas as dimensões da vida. Essa dependência tampouco significa passividade, fatalismo ou abandono das responsabilidades. Ao contrário, uma fé amadurecida reconhece que agir com prudência, buscar conhecimento, assumir compromissos e enfrentar as consequências das próprias escolhas são atitudes compatíveis com a confiança na providência divina. O ser humano não é chamado a permanecer imóvel esperando que Deus faça aquilo que lhe cabe realizar. É chamado a viver, agir e decidir reconhecendo que sua existência não se sustenta exclusivamente em sua própria capacidade.
Por fim, talvez o maior engano teológico da religiosidade contemporânea não seja a ausência de referências a Deus, mas a posição que atribuímos a Ele em nossa compreensão da realidade. Invocamos Seu nome, declaramos nossa fé e afirmamos reconhecer Sua soberania, mas frequentemente organizamos a existência como se Ele fosse dispensável enquanto tudo acontece conforme nossas expectativas. Somente diante da adversidade admitimos nossa dependência. Contudo, a verdadeira fé não consiste em descobrir Deus no fim das possibilidades, mas em reconhecê-lo antes, durante e depois de cada circunstância. Deus não se torna necessário quando a humanidade fracassa. Ele é essencial mesmo quando a humanidade prospera. Não é a última esperança dos que perderam tudo, mas a fonte permanente da esperança de todos aqueles que compreendem que, sem Ele, nada existiria.
Eis, portanto, a provocação central desta reflexão: Se Deus é o princípio, o fundamento e a sustentação de toda a existência, por que insistimos em tratá-lo como a última alternativa?
Talvez o problema não esteja na intensidade com que afirmamos acreditar em Deus, mas na profundidade com que compreendemos quem Ele é.
Porque Deus não é o que resta quando tudo acaba. Deus é Aquele por quem tudo existe.




Comentários