
Inovação
- Open Planning

- 7 de dez.
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de dez.
Uma sábia e necessária reflexão que desmistifica “a genialidade na inovação” no mês que completo 60 anos.
“Para aprender, é preciso amar a disciplina; É estúpido odiar ser corrigido.” (Provérbios 12:1)
“Webster define como: "A introdução de algo novo... uma nova ideia, método ou dispositivo”. Quando inovamos, mudamos, nos adaptamos.
É preciso coragem para inovar, porque isso exige pensamento criativo. Pensar já é difícil o suficiente, mas pensar criativamente ... ah, isso sim dá trabalho!!! Para que a inspiração floresça, é preciso estar insatisfeito com o status quo.
Tomemos a fotografia como exemplo. Durante anos, o mesmo procedimento de sempre... que exigia longos períodos de espera. Ninguém sequer pensava em acelerar o processo. Até que um sujeito chamado Edwin Land fundou uma empresa com um nome engraçado — Polaroid.
Às vezes, a inovação nos é imposta. Veja o caso de 7 de dezembro de 1941. Foram pegos de surpresa a capacidade de resposta militar. Antes mesmo que os aviões americanos pudessem decolar, ou sair do hangar, a maioria já havia sido destruída. Foram forçados a perguntar o óbvio: "Como podemos tirar os aviões dos hangares rapidamente???"
Um sujeito chamado Mitchell resolveu o problema de uma maneira muito inovadora. Ele simplesmente inverteu a pergunta e questionou o óbvio: "Como podemos afastar o hangar dos aviões — rapidamente???" O resultado (após as inevitáveis risadas e rejeição) foi um hangar em duas partes. Cada seção era montada sobre rodas com potência suficiente para separá-las a 56 quilômetros por hora... o que permitia que os aviões de caça decolassem em várias direções diferentes. Rapidamente.
Agora, você deve estar pensando: Land e Mitchell são gênios. E já está pronto para acrescentar Newton, Bell, Edison, Ford e os irmãos Wright. E também está pensando que não existem muitas pessoas tão talentosas por aí. É verdade que esses homens podem muito bem ser considerados gênios... mas se você perguntar a eles, contarão outra história. JC Penney certa vez observou: "Os próprios gênios não falam sobre o dom da genialidade; eles apenas falam sobre trabalho árduo e longas horas". É a velha resposta de 1% de inspiração e 99% de transpiração.
Vamos ter quatro "grandes" subindo ao estrado e testemunhando. Estas são as suas palavras exatas:
Michelangelo : "Se as pessoas soubessem o quanto eu trabalhei para alcançar a maestria, não pareceria tão maravilhoso assim."
Thomas Carlyle: "Gênio é a capacidade de suportar esforços infinitos."
Ignancy Jan Paderewski: "Um gênio? Talvez, mas antes de ser um gênio, eu era um operário braçal."
Alexander Hamilton: "Todo o gênio que eu possa ter é meramente fruto de trabalho e pensamento."
Será que pessoas inovadoras são realmente tão raras? Não, se você der ouvidos a Sheldon David, ex-vice-presidente da TRW:
“A capacidade de exercer um grau relativamente elevado de imaginação, engenhosidade e criatividade na resolução de problemas organizacionais está amplamente distribuída na população, e não de forma restrita.”
Sabe o que isso me diz??? Que existe muito mais gente inovadora (que atualmente se vê apenas como "trabalhadora braçal") do que qualquer um de nós pode imaginar. Aliás, você e eu podemos muito bem ser uma delas!!!
Você e eu poderíamos ser uma delas???
Vamos fazer um pequeno teste e ver o que acontece. Devo agradecer a Earl Nightingale por esta lista de vinte e cinco características geralmente encontradas em pessoas criativas e inovadoras. Não, relaxe. Você não precisa ter todas as vinte e cinco... mas se tiver a maioria delas, pode estar mais perto do que imagina. São elas:
1ª. Impulso - um alto grau de motivação;
2ª. Coragem - tenacidade e persistência;
3ª. Objetivos - um senso de direção e sentido;
4º. Conhecimento - e sede por ele;
5ª. Boa saúde - uma pessoa com hábitos saudáveis;
6ª. Honestidade - especialmente a intelectual;
7ª. Otimismo - ser otimista frente a toda e qualquer circunstância;
8ª. Julgamento - julgar situações e não pessoas;
9ª. Entusiasmo - entusiasmada pelo vida e o ainda não vivido;
10ª. Assumir riscos - disposição para arriscar o fracasso;
11ª. Dinamismo - energia e disposição para enfrentar trabalhos difíceis;
12ª. Persuasão - habilidade de vender;
13ª. Extroversão - amigável
14ª. Paciente, porém impaciente - paciente com os outros, mas impaciente com o status quo;
15ª. Adaptabilidade - capacidade de mudança;
16ª. Perfeccionismo - buscar a excelência;
17ª. Humor - a capacidade de rir de si mesmo e dos outros;
18ª.Versatilidade - amplo leque de interesses e habilidades;
19ª. Curiosidade - interesse por pessoas e coisas;
20ª. Individualismo - autoestima e autossuficiência;
21ª. Realismo - ocupado pela realidade;
22ª. Idealismo - guiado por ideais;
23ª. Imaginação - em busca de novas idéias, combinações e relações;
24ª. Comunicação - articulada;
25ª. Receptivo - alerta.
Ok, chega né?! Eu disse que pensar criativamente dá trabalho… muito trabalho!!! Mas existe algo ainda mais difícil... e isso é a mudança . É admitir a necessidade, ser honesto e humilde o suficiente para encarar os fatos, e então ter segurança suficiente para considerar novas ideias, métodos ou recursos para concretizá-la. Engolir o orgulho não deveria ser tão difícil, já que é isso que nos alimenta o dia todo.
Vá em frente e tente. Pegue uma dessas muitas coisas que continuam te atrapalhando e busque uma maneira criativa de resolver o problema. E não desista até que esteja resolvido... e aquele sorriso de alívio volte ao seu rosto.
Eu sei que você consegue!!! E você sabe que consegue, ou ainda consegue???
Você já fez isso antes e funcionou. E se NÃO FEZ, FAÇA AGORA!!!
A genialidade se manifesta na ruptura com o ORGULHO, a PASSIVIDADE, a SATISFAÇÃO, o CONFORMISMO e a INCREDULIDADE.
Pense nisso… aquele problema era tão grande que mal conseguia continuar. Então veio a mudança... a decisão mais importante que foi tomada, baseada na combinação mais inovadora já concebida. Um Ser Humano. Uma cruz. Uma Morte. E a Convicção. A inovação no que era milenar e intocável: "A introdução de algo novo... um novo nascimento." Traduzido e Adaptado do texto de Chuck Swindoll - 12/2025.











Comentários